quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Projeto PONTO BRASIL

O nosso grupo está participando de uma oficina no Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net), parte do projeto Ponto Brasil da TV Brasil. Estamos aprendendo a contar histórias para outras pessoas, cito abaixo alguns dos mais importantes aprendizados:

O que é História?
- Há inúmeras maneiras de definir e interpretar o que é história. O objetivo da história também pode variar: história das idéias, de uma nação, de um determinado grupo, história de uma vida;
- Nesta formação, vamos utilizar o conceito de que toda história é uma narrativa organizada por alguém, em determinado tempo, e implica em uma deleção. E essa construção ocorre, invariavelmente, no presente, por um ou mais autores (Tecnologia Social da Memória, p. 15).

O que é Memória?
- Como a história, há varias maneiras de entender o que é memória, dependendo da área do conhecimento, da época e da cultura que consideramos. O Museu da Pessoa compreende que memória se pressupõe registro, ainda que tal registro seja realizado em nosso próprio corpo. Ela é, por excelência, seletiva. Reúne as experiências, os saberes, as sensações, as emoções e os sentimentos que, por um motivo ou outro, escolhemos para guardar. (Tecnologia Social da Memória, p.13)

Memória Individual
- Cada um de nós carrega dentro de si suas vivências e impressões, acompanhadas por suas aprendizagens. Não guardamos tudo, pois a memória é sempre seletiva. Vale ressaltar que nosso jeito de julgar o que é significativo ou não resulta do espaço e do tempo em que vivemos. As histórias de cada um de nós contêm a história dos grupos a que pertencemos e a das pessoas com quem nos relacionamos.

Memória Coletiva
- É o conjunto de registro eleitos pelo grupo como significativos, que estabelece sua identidade, seu jeito de ser e viver o mundo, e decorre dos seus parâmetros históricos e culturais. A possibilidade de compartilhar desta memória é que dá a cada um de nós o senso de pertencimento. Trata-se de uma relação criativa e dinâmica entre o indivíduo e o grupo. (Tecnologia social da memória, p. 3)


Leonardo Castilho

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