quinta-feira, 10 de março de 2011

Edital Artes Cênicas na Rua 2010

4 PERFORMANCES DE RUA

Junto com a atriz Mariana Senne, o Corposinalizante ganhou o edital "Artes Cênicas na Rua" da Funarte/MinC, para realizar "4 Performances de Rua". O projeto será desenvolvido em 4 meses (de março a junho) e tem como objetivo a criação, realização e o registro em vídeo de 4 performances nas ruas da cidade de São Paulo, feitas por integrantes do Corposinalizante.

Um pouco do percurso da Mariana Senne
Há mais de dez anos trabalhando com teatro de grupo - especificamente com a Cia São Jorge de Variedades - Mariana vem se aprofundando na relação entre o teatro e a intervenção. A montagem de "O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado", por exemplo, nasceu quando a Cia. foi para a rua com a intenção de criar um espetáculo.



Habitar o corpo e a cidade
Com o objetivo de dar visibilidade às nossas experiências, o Corposinalizante vem explorando com muita potência nossa principal identidade - o fato de nos comunicarmos através de uma língua visual-corporal, a Libras. Temos pesquisado relações entre o corpo e a cidade, intervenção e performance, tendo como principal recorte as próprias demandas da comunidade surda.

Neste novo projeto, Mariana e Corposinalizante levantam coletivamente algumas perguntas: qual o nosso papel na rua? O que queremos perguntar com nossas performances? O que é espaço público? O que é vida pública? No que queremos intervir? Como tornar visivel para toda sociedade o ritmo da comunicação em Libras? Como fazer dos nossos registros em vídeo, obras?

Mariana Senne e Cia São Jorge de Variedades

Corposinalizante

Nossa proposta é, a partir deste encontro de experiências - acumuladas na bagagem da atriz Mariana Senne e na vida cotidiana dos jovens artistas do Corposinalizante - criar, coletivamente, 4 performances de rua na cidade de São Paulo.

As performances serão pensadas como manifestos poéticos e estéticos na cidade, que tragam à tona a realidade e as histórias de vida de pessoas surdas, assim como a força simbólica da Língua Brasileira de Sinais.

O que diferentes corpos podem gerar no rítmo da cidade? Como o corpo pode interromper?

Habitar nossos corpos e, assim, comunicar. Interromper o cotidiano, o fluxo, rasgar poeticamente o banal, o estabelecido, invadir e se deixar invadir pela cidade. Entender o vasto campo da comunicação como investigação coletiva.

1ª parte do projeto - março e abril
Teremos uma preparação corporal com a Juliana Monteiro, atriz, dançarina e preparadora corporal de vários atores e companhias. Ela é especialista na técnica de "viewpoints", que oferece uma ótima base para a improvisação e para a relação dos atores com o tempo/espaço. Nesta técnica, o público é todo o tempo considerado mais um parceiro do trabalho. Durante este período preparatório, Mariana Senne nos ajudará a dar forma para as performances, detalhando o roteiro de cada uma delas.

2ª parte do projeto - maio
Com os corpos habitados, habitaremos a cidade. No segundo momento iremos para a rua realizar as performances. Teremos, neste momento, mais dois parceiros de trabalho: Diana Zatz e Pedro Fernandes, videomakers, eles nos ajudarão a pensar como nossas performances podem virar belos vídeos. Não queremos que os vídeos sejam apenas registros da experiência dos corpos na cidade, mas que sejam obras audiovisuais, que carreguem a potência estética das performances.

3ª parte do projeto - junho
Na terceira e última etapa, editaremos os vídeos das performances e prepararemos um DVD final com os vídeos deste e de projetos anteriores do Corposinalizante.

Acompanhem nossos passos! Deixem recados e participem dessa nova jornada!

Abraços,
Corposinalizante

Nenhum comentário: